Arquivos DCPS - E.E. Dr. Baeta Neves

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Dir/Coord/Prof/Sec
23/out/2017 - Jussara Hoffmann e Avaliação Mediadora

p/editoramediacao publicado em 05/maio/2017
07/julho/2017 - Trecho do Jornal da Cultura.
 
 
  
 1- O QUE É APM - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES?
·         A Associação de Pais e Mestres é uma instituição auxiliar da Escola, criada com a finalidade de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade. A APM é uma associação civil de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem finalidades lucrativas.
 2- QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA APM?
·         • Colaborar com a direção do estabelecimento para atingir os objetivos educacionais pretendidos pela escola.
• Representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos na escola.
• Favorecer o entrosamento entre pais e professores possibilitando: a melhoria do ensino e aproveitamento escolar de seus filhos; a programação de atividades culturais e de lazer.
• Contribuir para a conservação do prédio e colaborar na assistência escolar em áreas socioeconômicas e de saúde. 
• Contribuir para ampliar o conceito de escola para ser um centro de atividades comunitárias. 
 3- QUEM ADMINISTRA A APM?
·         A APM é administrada pelos seguintes órgãos: 
Assembleia Geral - constituída pela totalidade dos associados é convocada e presidida pelo Diretor da Escola. Tem a obrigação de eleger o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal 
Conselho Deliberativo - constituído de no mínimo, 11(onze) membros, sendo o Diretor da Escola o seu presidente nato e os demais componentes distribuídos na seguinte proporção: 30% dos membros serão professores; 40% dos membros serão pais de alunos; 20% dos membros serão alunos maiores de 18 anos; 10% dos membros serão sócios admitidos( ex- alunos, ex-professores). 
Cabe ao Conselho Deliberativo eleger os membros da Diretoria Executiva e divulgar os nomes dos escolhidos a todos os associados.
Diretoria Executiva – constituída por: Diretor Executivo, Vice-Diretor Executivo, Secretário, Diretor Financeiro, Vice-Diretor Financeiro, Diretor Cultural, Diretor de Esportes, Diretor Social, Diretor de Patrimônio.
Conselho Fiscal - constituído de 3 (três) elementos, sendo 2 (dois) pais de alunos e 1 (um) representante do quadro administrativo ou docente da Escola.
Obs: a APM deverá ser constituída anualmente e o mandato dos conselheiros e dos Diretores será de l (um) ano, sendo permitida a recondução por mais duas vezes.
 4- COMO POSSO PARTICIPAR DA APM?
·         A APM é aberta a todos os membros da comunidade, pais e professores que, voluntariamente trabalham em prol da Escola. Procure a direção da escola e manifeste a sua intenção de participação.
  5- A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DEVE SER REGISTRADA EM CARTÓRIO?
·         Sim, por tratar-se de pessoa jurídica de direito privado deverá ser feita a requisição da inscrição do estatuto da APM e da ata de eleição de seus membros, junto ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
  6- PAGAMENTO DE TAXA DA APM É OBRIGATÓRIO?
·         A contribuição financeira para a APM é sempre facultativa. No início de cada ano letivo e após o encerramento do período de matrículas, serão fixadas a forma e a época para a campanha de arrecadação das contribuições dos associados.
7- A APM DEVE PRESTAR CONTAS À COMUNIDADE?
·         Sim, a APM é obrigada a expor seus balanços e balancetes na escola, em lugar de fácil acesso à comunidade
 8. LEGISLAÇÃO SOBRE O ASSUNTO
·         Decreto n.º 12.983, de 15/12/1978, estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres; Alterado pelo Decreto n.º 48.408/04; alterado pelo Decreto nº 50.756/06 ;
LEI Nº 14.689, DE 04/01/2012 Institui o Programa “Aprimoramento da Gestão Participativa”, destinado às Associações de Pais e Mestres – APM’s das Escolas Estaduais, e dá providências correlatas 
Resolução SE 21, de 10-2-2012 Dispõe sobre a implementação do Programa “Aprimoramento da Gestão Participativa”, destinado às Associações de Pais e Mestres – APMs, instituído pela Lei 14.689, de 4 da janeiro de 2012. 
 
Fonte: 25/maio/2017 - http://www.educacao.sp.gov.br/faq/faq.asp?pesq=1&intCodassun=960&intClass=18&intAgrup=18
 
 
 
  
  
 
Fonte: 25/maio/2017 - http://www.educacao.sp.gov.br/faq/faq.asp?pesq=1&intCodassun=960&intClass=18&intAgrup=18
 
24/março/2017 - Qual a Postura Ideal do Professor? ● Leandro Karnal

Publicado em 16 de fev de 2016

 
06/abr/2015 -Ministro quer universidades federais
mais engajadas no ensino básico
O que a escola deveria aprender antes de ensinar? (set/2013)
Progressão continuada (junho/2010)
Progressão continuada (03/2013)
data e hora


13/fev/2015 - O boletim resumido do Saresp, por escola, estará disponível no site da Secretaria Escolar Digital a partir desta sexta-feira (dia13).  Agora terão acesso aos dados Dirigentes de Ensino e diretores das escolas.  A coordenadora de Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA), Ione Cristina Ribeiro Assunção, esclarece que os outros boletins estarão disponíveis futuramente, tais como os boletins completos com a média de proficiência, etc.  Já o cálculo do Idesp, que vai estabelecer o bônus do professor está previsto para ser divulgado no mês de março. A data limite, conforme o decreto, é 31 de março.



13/fev/2015 - Aluno da Rede é ator e apadrinhado por Selton Mello. "Minha escola foi minha base", afirma

Derick Lecouflé estuda há seis anos na E.E. Dr. Baeta Neves, em São Bernardo do Campo. O estudante agradece professores e diretora


Derick Lecouflé, 15 anos, nasceu com uma grande estrela, ou melhor, nasceu para ser uma das maiores. O aluno, que há seis anos estuda na E.E. Dr. Baeta Neves, foi fazer um teste para o seriado Sessão de Terapia, transmitido pelo canal fechado GNT e dirigido por Selton Mello. Na escola, Derick, que ama música e tocava na fanfarra, nunca tinha feito uma única aula de interpretação. Mesmo assim resolveu arriscar. A primeira experiência que teve da TV já começou muito bem. Foi aprovado na primeira fase e na segunda, que seria definitiva, ficou frente a frente com o ator Selton Mello, diretor do seriado.



Derick relembra o sufoco. “Ele ia falando algumas frases e eu tinha que repetir. Fiquei supernervoso, achei que não ia passar. Quando fui embora, ele disse: “Independentemente do resultado, nunca desista dos seus sonhos”. Pensei: “Não vou passar”. Disputando a vaga com outros atores, foi escalado. “Esse menino vai estourar”, disse Selton Mello em uma entrevista.

Sessão de Terapia abriu as portas para Lecouflé, que foi chamado para integrar o elenco de Sonhos de Abu, criado e dirigido por Rafael Terpins e André Abujamra, com previsão de estreia para daqui dois meses, no Canal Brasil.



Na E.E. Dr. Baeta Neves, professores e alunos sentem o maior orgulho do artista. De acordo com a diretora Patrícia Neves, Derick sempre foi um excelente aluno, participativo e crítico.  Para ela, esta é mais uma prova que a escola pública pode ser de ótima qualidade. Opinião que é endossada pelo ator. Em entrevista à equipe da Intranet Espaço do Servidor, Derick afirmou que a escola foi a sua base. “Todo mundo fala que ensino do governo é ruim. Eu não concordo. Tive ótimos professores, que se transformaram em meus amigos e só tenho a agradecer tudo que fizeram por mim. A escola, onde estudo até hoje, foi a minha base.” O jovem ator ainda ressalta que foi na escola que teve contato com a música, peças de teatro e inúmeras palestras.

“A diretora Patrícia Neves sempre leva gente para dar palestras, temos livros diferentes para ler e estamos sempre conectados graças ao trabalho dela e de sua equipe”, aponta Derick.


Patrícia, que assumiu a escola em 2008, sempre defendeu e buscou projetos que priorizassem o protagonismo dos alunos.  “Sempre digo aos meus alunos que eles podem realizar todos os seus sonhos”.  É na E.E. Dr. Baeta Neves que acontece o projeto Teatro Conexões.


Quanto ao futuro, Derick Lecouflé pretende cursar uma universidade de Artes Cênicas. Mas sua paixão pela música sempre vai existir. Ele é categórico quando se lembra dos anos em que tocou na fanfarra na E.E. Dr. Baeta Neves: “Foram os melhores anos da minha vida na escola”, afirma, já com certo ar de saudosismo.

(veja matéria completa, com fotos e comentários, no espaço do servidor na Intranet.
http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/










13/fev/2015  - Iniciativa de diretora de escola transforma alunos em atores

Peça ‘O Mentiroso’, de Gregory Burke, foi encenada no Teatro da Cultura Inglesa.

É possível alunos da Rede Estadual terem contato com atores como Regina Duarte, escritores como Marcelo Rubens Paiva ou ainda serem dirigidos por renomados diretores de teatro?     Isso foi possível graças a visão e iniciativa da diretora Patrícia Neves, que inscreveu a E.E. Baeta Neves, no projeto  de teatro Conexões.

Quando assumiu a escola, que fica em São Bernardo do Campo, em 2008,  Patrícia queria o protagonismo dos alunos e  assim que leu sobre o projeto, decidiu fazer a inscrição. O sorteio aconteceu e a E.E. Baeta Neves ganhou.
“Não tinha a menor dimensão do que seria e , muito menos, no que se transformaria”, conta a diretora.   

O projeto Conexões é uma iniciativa do British Council, Cultura Inglesa, Colégio São Luís, Escola Superior de Artes Célia Helena e National Theatre de Londres,  e  tem como objetivo incentivar o teatro feito por jovens e para jovens como ferramenta para a formação humana e cultural, fomentando, por intermédio do trabalho em equipe, a criação de espaços para a reflexão e expressão das questões presentes no jovem de hoje.

            Desde então, no início do ano, os alunos escolhem a peça que querem atuar. Um  diretor da escola de teatro Célia Helena  acompanha os alunos  em todo  os ensaios  até a apresentação da peça.  Os alunos também têm encontros com autores, atores e roteiristas. Em 2009 o jornalista Gilberto Dimenstein participou com os alunos no roteiro da peça, e no ano seguinte foi a vez da atriz e autora Jandira Martine.

“Tudo neste projeto foi maravilhoso para os alunos e ex-alunos.  Um dos aspectos mais interessantes é que eles têm contato com alunos de escolas particulares e descobrem que podem estar no mesmo nível de conhecimento e engajamento”, afirma Patrícia.

Para a diretora, as recompensas após o projeto são inúmeras: aumento do gosto pela leitura, maior participação, engajamento e o crescente sentimento de pertencimento à escola.   Ela cita inclusive o exemplo de um ex-aluno que hoje é professor de Arte na escola e também se tornou diretor de teatro.    

Neste ano, a peça encenada foi ‘O Mentiroso’, de Gregory Burke, no dia 15 de novembro, no Teatro da Cultura Inglesa.  Os 20 alunos que participam da peça são tratados como artistas.  Eles têm à disposição camarim, mesas com frutas, maquiagem e tudo o que verdadeiros guerreiros têm direito.

Na plateia, sempre  está a diretora Patrícia Neves, orgulhosa de seus alunos. Ao redor, pouca gente sabe que foi ela quem fez diferença na vida de todos.    

Publicado em 07/11/14 às 17:05 hs

(
cópia de trechos da matéria publicada na Intranet no espaço do servidor. Veja a matéria completa, com fotos e comentários, em:

http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/


Aprender a ler e a escrever com mais de 8 anos
Memória


COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Portaria CGRH-1, de 7-1-2015

Fixa datas e prazos para a divulgação da classificação dos inscritos e estabelece cronograma e diretrizes para o processo de atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2015, nos termos da Resolução SE 75/2013, alterada pela Resolução SE 70, de 29-12-2014

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer datas, prazos e diretrizes para o desenvolvimento do processo de atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2015, expede a presente Portaria:

Artigo 1º – Após a entrega de documentos e a atualização dos registros de que trata a Portaria CGRH nº 4, DOE 16/12/2014, dar-se-á a publicação da nova classificação dos docentes candidatos à contratação que estará disponível, em 15/01/2015, no endereço:

http://drhunet.edunet.sp.gov.br/PortalNet .

Parágrafo único – O docente que se encontra na condição de aluno, caso participe do processo de atribuição de classe/aulas deverá comprovar matrícula e frequência no respectivo curso no momento da atribuição.

Artigo 2º – A atribuição de classes/anos iniciais do Ensino Fundamental, aulas dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio e Educação Especial – SAPE com classes de educação especial exclusiva e aulas de sala de recurso, na Etapa I, a docentes habilitados de que trata o § 1º do artigo 7º e o artigo 8º da Resolução SE 75, de 28/11/2013, obedecerá ao seguinte cronograma:

I –
dia 21-01-2015 – Fase 1- na Unidade Escolar, aos titulares de cargo, para:

a) Constituição de Jornada;

b) Composição de Jornada;

c) Ampliação de Jornada;

d) Carga Suplementar de Trabalho Docente.

II –
dia 22-01-2015 MANHÃ – Fase 2 – Diretoria de Ensino, aos titulares de cargo, não atendidos, parcial ou integralmente em nível de Unidade Escolar, para:

a) Constituição de Jornada, na seguinte ordem:

a.1 – aos docentes não atendidos totalmente, na Fase 1;

a.2 – aos adidos em caráter obrigatório.

b) Composição de Jornada, na seguinte ordem:

b.1 – aos parcialmente atendidos na constituição;

b.2 – aos adidos, em caráter obrigatório.

III –
dia 22-01-2015TARDE – Fase 2 – Diretoria de Ensino – aos titulares de cargo não atendidos na Unidade Escolar, para Carga Suplementar de Trabalho Docente.

IV –
dia 23-01-2015 MANHÃ – Fase 2 – Diretoria de Ensino, para:

a) Designação nos termos do artigo 22 da Lei Complementar 444/1985, aos titulares de cargo a.1 os docentes deverão apresentar classificação final disponível no GDAE, para comprovar as habilitações/qualificações.

Caso a classificação do docente não esteja contemplada com as disciplinas de sua habilitação, o mesmo não poderá ser atendido;

b) Atribuição para o Centro de Estudos de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA, aos docentes que atuaram no Projeto em 2014, avaliados favoravelmente e devidamente inscritos para 2015;

c) Atribuição para o Centro de Estudos de Línguas – CEL, aos docentes que atuaram no Projeto em 2014, avaliados favoravelmente e devidamente inscritos para 2015;

d) Atribuição Sistema Prisional e Fundação Casa;

d.1 somente para recondução dos docentes que atuaram nos referidos Projetos em 2014, avaliados favoravelmente e devidamente inscritos para 2015;

e) Recondução PMEC, Escola da Família e Sala de Leitura;

e.1 somente para recondução do docente avaliado favoravelmente em 2014, na mesma unidade ou em outra unidade escolar, da mesma Diretoria de Ensino, devidamente inscritos para 2015.

Parágrafo Único – As Diretorias de Ensino deverão comunicar à Diretoria de Ensino/ unidade escolar de classificação do docente, que o mesmo foi atendido na atribuição para designação nos termos do artigo 22 da LC 444/85 e demais atribuições previstas no inciso IV.

Artigo 3º – A atribuição de classes/anos iniciais do Ensino Fundamental, aulas dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio e Educação Especial – SAPE com classes de educação especial exclusiva e aulas de sala de recurso, na Etapa I, a docentes contratados e candidatos à contratação (remanescentes de concurso público) habilitados conforme trata o § 1º do artigo 7º e o artigo 8º da Resolução SE 75, de 28/11/2013, e será efetuada de acordo com o cronograma definido pela respectiva Diretoria de Ensino, com início em 26/01/2015, conforme sua especificidade, devendo ser amplamente divulgado e obedecendo à seguinte ordem:

I) Fase 1 – Unidade Escolar – de carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade, na seguinte conformidade:

a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;

b) celetistas;

c) ocupantes de função-atividade.

II) Fase 2 – Diretoria de Ensino – de carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade, na seguinte conformidade:

a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;

b) celetistas;

c) ocupantes de função-atividade.

III) Fase 2 – Diretoria de Ensino, para:

a) Atribuição da carga horária aos docentes contratados categoria “O” com contrato vigente 2015;

b) Atribuição da carga horária aos candidatos à contratação – remanescentes do Concurso Público PEB II 2014 (homologado DOE 31-01-2014).

IV – A atribuição de classes e aulas na Etapa II aos docentes e candidatos qualificados, em conformidade com o disposto nos §§ 6º e 7º do artigo 7º e no § 1º do artigo 8º da Resolução SE 75, de 28/11/2013 se processará na seguinte conformidade:

§ 1º – Unidade Escolar – Fase 1 – aos docentes da unidade escolar na seguinte ordem:

a) Efetivos;

b) Declarados estáveis pela Constituição Federal de 1988;

c) Celetistas;

d) Ocupantes de Função- Atividade;

e) Contratados – categoria “O”, já atendidos na Etapa I, com aulas atribuídas na respectiva unidade escolar;

f) Contratados – remanescentes do Concurso, já atendidos na Etapa I, com aulas atribuídas na respectiva unidade escolar.

§ 2º – Diretoria de Ensino – Fase 2 – observada a sequência:

a) Todos os docentes de que trata o inciso anterior, não atendida totalmente nas unidades escolares, observada a mesma ordem;

b) Candidatos à contratação.

§ 3º – Diretoria de Ensino – Fase 2 – atribuição para Projetos da Pasta, observado o disposto no inciso IV do artigo 2º desta Portaria.

Artigo 4º – No caso de alguma das datas previstas nos incisos I a IV do artigo 2º desta resolução recair em feriado no município sede da Diretoria de Ensino, o evento poderá ser adequado, desde que seja amplamente divulgado.

Artigo 5º – A partir de 29/01/2015, as Diretorias de Ensino poderão proceder à atribuição de classe/aulas nos termos do artigo 21 da Resolução SE 75, de 28/11/2013, aos docentes cadastrados no período de inscrição para atribuição de classes e aulas.

Parágrafo Único – Decorridas todas as fases previstas, as Diretorias Regionais de Ensino que comprovadamente ainda apresentarem déficit de docentes habilitados/ qualificados, poderão, a partir de 02/02/2015, abrir período de cadastramento emergencial, nos termos da Resolução SE 23/2012.

Artigo 6º – Caso não conste no Sistema a Qualificação necessária para as aulas pretendidas, a atribuição das aulas somente poderá ocorrer posteriormente à atualização do sistema de formação curricular, após nova classificação e atualização do sistema de atribuição on line.

Artigo 7º - As turmas de ACDs que, ao final do ano letivo, estiverem funcionando com regularidade, nas modalidades e gênero existentes, tendo sido mantidas pelo Conselho de Escola, serão atribuídas no mês de março do ano subsequente, depois de esgotadas as aulas regulares de Educação Física, no processo inicial de atribuição de classes e aulas.

Artigo 8º – As aulas do Projeto Apoio à Aprendizagem – PAA serão atribuídas após o processo inicial de atribuição de classe/aulas, em período a ser divulgado pela CGRH.

Artigo 9º – As aulas do Professor Auxiliar – PA serão atribuídas após a avaliação do 1º bimestre, quando constatada a necessidade de recuperação.

Artigo 10 – As aulas de LEM – Inglês, “Early Bird” somente poderão ser atribuídas nas escolas elencadas na Resolução SE 29/2014.

Artigo 11 – A atribuição de classe/ aulas deverá ser realizada pelas unidades escolares/ Diretorias de Ensino de maneira tradicional, já utilizada usualmente. A inclusão da atribuição no sistema on-line será realizada mediante orientação a ser encaminhada em momento oportuno pela CGRH/ CIMA.

Artigo 12 – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.



Aprender a ler e a escrever aos 6 anos
03/dez/2013
Escola não tem o poder de substituir educação
que vem de casa
29/nov/2014 - Prova Brasil
01/nov/2014 - Aula Essencial
SARESP 2014 -(Publicado em 28/10/2014)
Educação Brasileira 175 - Adriana Bauer, Maria Carolina Jeronimo e
Ana Maria dos Santos -(Publicado em 15/09/2014)
Educação Brasileira 127 - Maria Teresa Mantoan e Virgínia Marino
Publicado em 15/08/2013
11/julho/2014 - Jornal da Cultura - Escrever e Ler
31/março/2014 - IDESP 2013 - metas para 2014
Clique na imagem para ver o relatório completo

07/abril/2014 - A crise de audiência no Ensino Médio
07/abril/2014 - A crise de audiência no Ensino Médio (2)

Palestra do Seminário A Crise de Audiência no Ensino Médio - Instituto Unibanco / Todos pela Educação (junho 2010) -
A temática deste encontro está apoiada na apresentação e discussão dos principais pontos da publicação inédita
"A Crise de Audiência no Ensino Médio",
que reúne diversos artigos produzidos por pesquisadores e especialistas.
01/abril/2014 - Waldez Ludwig - Programa Sem Censura

Enviado em 25/04/2011
Entrevista com Waldez Ludwig no programa Sem Censura
01/abril/2014 - Waldez Ludwig no Encontro com Fátima Bernardes em 09-10-2013
01/abril/2014 - Waldez Ludwig Entrevista programa do Jô Completo

Publicado em 03/09/2012
Waldez Ludwig
15/março/2014 - Vídeo Conferência: Debates sobre Educação
Campanha Estadual de Imunização HPV

Reprodução Vídeo Conferência Rede do Saber 07/março/2014 por stream
D-25 - A crise do Ensino Médio: o problema do currículo
D-25 - A crise do Ensino Médio e a saída pela profissionalização
Viviane Mosé no SINPRO-SP
PALESTRA EMOCIONANTE na USCS ! Prof. José Pacheco
Conversa com Prof. José Pacheco - 07/11/2011 -
Motirõ Sociedade Cooperativa
10/novembro/2013 - Todos com Todos

documentário TV Cultura
25/outubro/2013 - Mário Sérgio Cortella - A Mídia Como Corpo Docente

2º Fórum internacional criança e consumo - 24/09/2008

25/outubro/2013 - Yves de La Taille - Cultura da Vaidade e Consumo

2º Fórum internacional criança e consumo - 24/09/2008

25/outubro/2013 - Susan Linn - Consumismo e aprendizagem

2º Fórum internacional criança e consumo - 24/09/2008

18/outubro/2013 - Calendário especial para o ano 2014

Educação cria calendário especial para o ano da Copa do Mundo.
A Secretaria da Educação do Estado organizou um calendário especial para 2014, ano em que o Brasil
sedia a Copa do Mundo. As férias escolares para os 4,3 milhões de alunos da rede foram antecipadas e
marcadas entre os dias 12 de junho e 11 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.

Outra definição do cronograma para as mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo é que o início das aulas será
antecipado de 1º de fevereiro para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro.
A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei e nenhum prejuízo curricular aos estudantes.
Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 20 de outubro.

1ª edição SPTV e SEESP

21/agosto/2013 -Foz do Iguaçu: A cidade que apostou no Ideb
Publicado em 11/01/2013
A cidade de Foz do Iguaçu tem a escola municipal com a melhor nota na última
avaliação da educação brasileira, o Ideb. É a Escola Santa Rita de Cássia, que atingiu 8,6.
O município ainda conta com outras escolas bem avaliadas e tem mostrado crescimento da média a cada avaliação.
Nesse programa, a equipe da Univesp TV mostra quais foram as mudanças que a cidade paranaense
promoveu para atingir esses resultados e avalia como isso se reflete na melhoria da qualidade do ensino em suas escolas.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, é usado para avaliar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.
Ele é calculado a partir de dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações
do Inep, o Saeb - para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil - para os municípios

17/agosto/2013 -Prorrogação: Mapeamento de interesse por formação continuada dos
professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática

04/julho/2013 -Programa Mais Cultura financiará 5 mil projetos culturais nas escolas

Publicado em 04/06/2013
O programa Mais Cultura Nas Escolas vai financiar 5 mil projetos
culturais que serão desenvolvidos no segundo semestre deste ano.
As escolas contempladas receberão dinheiro para investir em atividades
de teatro, música, artes visuais, além de atividades externas como visitas
a museus. A proposta do programa é fazer com que o ambiente escolar seja
vivenciado como espaço de diversidade e produção cultural. A Redação da
TV NBR preparou uma reportagem sobre o assunto.
Fonte: TV NBR

04/julho/2013 - Aprendizagem baseada em problemas

IPTV USP

04/julho/2013 - Educação por competências
Nilson José Machado

Enviado em 06/02/2012.

04/julho/2013 - Avaliação da aprendizagem
Cipriano Luckesi

Enviado em 06/02/2012.

04/julho/2013 - Gestão da sala de aula
Celso Vasconcellos

Publicado em 01/03/2012.

04/julho/2013 - Educação Brasileira 87
Guiomar Namo de Melo /Currículo no Ensino Médio

Publicado em 20/09/2012

04/julho/2013 - Educação Brasileira 86
São Paulo no IDEB / Violência na Escola

Publicado em 14/09/2012.

04/julho/2013 - Educação Brasileira 81
O que aprender / Recursos virtuais na educação

Publicado em 17/07/2012

04/julho/2013 - Educação Brasileira 80
Plano Nacional de Educação e USP aulas na Internet


Publicado em 12/07/2012

07/maio/2013 - Destino Educação - Episódio 1 - Xangai

07/maio/2013 - Destino Educação - Episódio 2 - Finlândia

07/maio/2013 - Destino Educação - Episódio 6 - Brasil

07/maio/2013 - Destino Educação - Episódio 3- Chile

07/maio/2013 - Destino Educação - Episódio 4- Coréia

07/maio/2013 - Destino Educação - Episódio 5- Canadá

07/maio/2013 - Destino Educação - Episódio 7- Geral

07/maio/2013 - Palestra Mário Sérgio Cortella

13/abril/2013 - Ken Robinson: Escolas matam a criatividade?

22/abril/2013 - Avaliando a avaliação

22/jan/2013 - Entenda como funciona a atribuição de aulas dos professores efetivos

22/dezembro/2012 - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
divulga calendário escolar 2013

21/dezembro/2012 - Cotas Universitárias em SP

23/outubro/2012 - Sonho de professor

23/outubro/2012 - Você sabe com quem está falando?

10/outubro/2012 - Notícia sobre Educação


Jornal da Cultura - 02/outubro/2012.
"Atenção: a escola faz escolarização. A escola não faz educação"
Mário Sérgio Cortella - Filósofo.

29/julho/2012 - Estudantes e educadores se reúnem para balanço de ações Ensino Médio Integral.


Publicado em 26/07/2012 por educacaosp Encontro aconteceu entre 23 e 25 de julho, em Águas de Lindóia.

28/maio/2012 - Secretário se reúne com educadores da zona Sul e do Grande ABC

30/mar/2012 - IDESP 2011

06/mar/2012 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER


dia 08/março.

18/dez/2011 - RESOLUÇÃO SE Nº 81 , de 16/dez/2011 - Quadros Curriculares
(Leia na íntegra, clicando sobre o artigo)


por e_mail: Profa. Luciana

22/dez/2011 - Secretaria da Educação revoga redução que estava prevista apenas para o Ensino Médio noturno,
mantendo a ampliação das aulas das duas disciplinas para a rede estadual

quinta-feira, 22/dez/2011 - Diário Oficial - caderno I - Poder Executivo seção I - pg 23

08/dez/2011 - EDUCACAO BRASILEIRA 32 - Francisco Aparecido Cordão e Guilherme Marson

06/dez/2011 - Convite inauguração CLAC

06/dez/2011 - Rematrícula

ACE-2011 - Apoio à Continuidade de Estudos

02/dez/2011 - Você sabe o que é Educação - Compromisso de São Paulo?
"Todos os homens, por natureza, desejam saber." (Aristóteles - filósofo grego, 384-322 a.C.)


Lançado em 15 de outubro de 2011, o programa Educação -
Compromisso de São Paulo tem como meta colocar a educação
brasileira entre as melhores do mundo.

23/nov/2011 - Prêmio-Saresp - RESOLUÇÃO SE Nº , DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011
(Leia na íntegra, clicando sobre o artigo)
"Estudar é polir a pedra preciosa; cultivando o espírito, purificamo-lo." ( Confúcio)


fonte: educacao.sp.gov.br/premio-saresp

05/nov/2011 - Educadoras opinam sobre Ensino Médio de Tempo Integral

Confira as escolas que aderiram ao programa Escola de Referência:

E.E. Jardim Amanda – Diretoria de Ensino de Sumaré – Município Hortolândia
E.E. Jardim Imperial – Diretoria de Ensino de Araraquara – Município Araraquara
E.E. Jardim Colonial – Diretoria de Ensino de Capivari – Município Indaiatuba
E.E. Antônio Dutra – Diretoria de Ensino de Jundiaí – Município Itatiba
E.E. Conde de Parnaíba – Diretoria de Ensino de Jundiaí – Município Jundiaí
E.E. Professora Amira Homsi Chalella – Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto – Município São José do Rio Preto
E.E. Professor Jamil Khauan – Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto – Município São José do Rio Preto
E.E. Reverendo Augusto Paes de Avila – Diretoria de Ensino de São Vicente – Município Praia Grande
E.E. Vila Albertina – Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba – Município Campos do Jordão
E.E. Joaquim Marques da Silva Sobrinho – Diretoria de Ensino de Caieiras – Município Cajamar
E.E. Walter Ribas de Andrade – Diretoria de Ensino de Caieiras – Município Cajamar
E.E. Alexandre Von Humboldt – Diretoria de Ensino Centro Oeste – Capital
E.E. Professor Antônio Alves Cruz – Diretoria de Ensino Centro Oeste – Capital
E.E. Prefeito Nestor de Camargo – Diretoria de Ensino de Itapevi – Município Barueri
E.E. Jardim Riviera – Diretoria de Ensino de Santo André – Município Santo André
fonte: SEESP

ACE-2011 - Apoio à Continuidade de Estudos

28/out/2011 - Artigo sobre violência nas escolas: O celular e o professor
(Leia na íntegra, clicando sobre o artigo)

18/out/2011 - Acesso ao Questionário SARESP 2011

21/out/2011 - Professores são homenageados pelo Legislativo de São Bernardo


Professores e integrantes de associações de Pais e Mestres de escolas da cidade foram homenageados pela Câmara
de São Bernardo em sessão solene realizada nesta quinta-feira (20/10) no Teatro Cacilda Becker. A solenidade,
presidida pelo chefe do Legislativo, Hiroyuki Minami, e que contou com a presença dos vereadores Zé Ferreira e
Admir Ferro, teve a intenção de resgatar as primeiras comemorações deste dia, em que os alunos se reuniam
com os professores para fazerem uma pequena confraternização, além de estreitar o relacionamento de pais e mestres.
(de Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.)

15/10/2011 - Parabéns professores

Secretário Educação parabeniza professores

12/out/2011 - Homenagem aos professores - fb Dirª Patrícia

05/outubro/2011- Nona vídeoconferência ACE

de: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

15/setembro/2011 -Projeto Câmara Jovem 2011 aos futuros vereadores

13/setembro/2011 - Oitava vídeoconferência ACE

11/set/2011 - Vídeo Institucional Todos Pela Educação

06/set/2011 - Alunos ensaiam para o 7 de Setembro

educacasp

07/setembro/2011 - Matrícula antecipada para rede pública começou em 01/09

educacaosp

07/setembro/2011 - Programa da Secretaria traz diretores de
escolas americanas para o Brasil

 

Enviado por educacaosp em 18/08/2011
Conheça a história de Helen Fisk, uma diretora americana que participou de um intercâmbio
promovido pela Secretária da Educação em parceria com os Estados Unidos

07/setembro/2011 - Depoimento da Diretora da Escola Estadual Dona Tonica - Projeto CAD

Enviado por educacaonaescola em 07/07/2011

 Projeto CAD - Cidadania com Amor e Disciplina \ Tolerância Zero - Mineiros GO


fonte: Diretoria de Ensino Região São Bernardo -SP

02/agosto/2011 - Inscrição do Docente de 08/ago/2011 a 30/09/2011
clique na imagem para acessar o arquivo com as instruções

ACESSO GDAE - INSCRIÇÃO

02/agosto/2011 - IMPORTANTE PARA PROFESSORES, COORDENADORES E DIRETORES, ...

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR),
que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.
A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.
Indisciplina:
De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: http://primasfalando.blogspot.com/2011/04/camara-analisa-projeto-de-lei-que-pune.html

Publicação por sugestão do Prof. Carlos Alberto

30/julho/2011 - Cronograma e acesso ACE 2011

ACE-2011 - Apoio à Continuidade de Estudos

22/julho/2011 - O que é aquilo?"

10/novembro/2013 - Todos com Todos

documentário TV Cultura
25/outubro/2013 - Mário Sérgio Cortella - A Mídia Como Corpo Docente

2º Fórum internacional criança e consumo - 24/09/2008

25/outubro/2013 - Yves de La Taille - Cultura da Vaidade e Consumo

2º Fórum internacional criança e consumo - 24/09/2008

25/outubro/2013 - Susan Linn - Consumismo e aprendizagem

2º Fórum internacional criança e consumo - 24/09/2008

11/set/2011 - Um bom professor, um bom começo
 
 
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